Fotos do Lançamento da Antologia: Um olhar sobre Sorocaba - 25/08/2010

* Fotos de Teófilo Negrão. Semana do Escritor na FUNDEC de Sorocaba/SP - 25/08/2010


















O livro 'Um olhar sobre Sorocaba' foi lançado durante a 6ª Semana do Escritor e do Livro, dia 25 de agosto de 2010, na FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba. Conheça os autores.

Estes são os autores da coletânea:

Adilson Cezar, Ana Maria Lima, Ana Paula Oliveira, André Mascarenhas, Angela Fiorenzo, Angeles Paredes Toral, Antonio Dias Lopes, Aristheu Christino, Bernardo Jeronimo de Campos, Carla Karoline Moraes Oliveira, Conceição Vieira de Moraes, Daniela Silva de Camargo, Davi Dias Defensor, David Gonçalves Nordon, Dorothy Jansson Moretti, Eloy de Oliveira, Erasmo Figueira Chaves, Fabiano Antonio Rodrigues, Geraldo Rodrigues - Padre, Giselle Neves Moreira de Aguiar, Gonçalves Viana, Gustavo Lacava, Helen De Rose, Helio Rubens de Arruda e Miranda, Ilda Maria Costa Brasil, Isabel Nunes dos Santos, Jairo Valio, Jessé Loures, José Desidério da Silva, José Raimundo de Queiroz Mello, Juraci da Silva Martins, Katia Regina Vighy Hanna, Kayron Torma Oliveira, Larissa Corraleiro Garcia, Lígia Antunes Leivas, Lourdinha Blagitz, Lucas Zago, Lucia Rodrigues, Má Oliveira, Malvina G. Fernandes, Maria Antônia Canavezi Scarpa, Maria Bernadete Miranda, Maria Regina Adriano, Marilda de Almeida, Mário Barboza Mattos, Milton de Castro Mira, Mirtes Pereira Cintra de Campos, Mylton Ottoni da Silveira, Nair Leocadio Mendonça, Neide Sanches, Nicanor Pereira, Odone Antônio Silveira Neves, Patricia Amaral, Raide Aparecida Sales de Andrade, Reinaldo Jose Fernandes, Renato Leme, Roque Aloisio Weschenfelder, Sandra M. Julio, Sergio Freitas, Sueli Aduan, There Válio, Vera Alvarenga, Yara Solange Kubo Fonseca


A coletânea

Com o objetivo de manifestar uma homenagem a cidade é que surgiu a ideia de realizar o concurso “Um olhar sobre Sorocaba”, e coletar, a partir dele, textos que contemplem a cidade para compor um livro; onde cada participante pudesse apresentar o seu olhar, com visão, estilo e característica diferente.

Foram coletados e selecionados diversos textos com aspecto histórico, político, familiar, poético, onde 63 autores deixaram a sua marca neste presente a cidade de Sorocaba.

Este livro é resultado de meses de trabalho e inspiração de seus autores e organizadores.

Nele são relembrados fatos como a industrialização da cidade que resgatam as grandes Fábricas de Tecido, época em que a cidade foi reconhecida como Manchester Paulista pelo seu crescimento têxtil e operário; a Estrada de Ferro Sorocabana, fatos históricos sobre o Casarão e os romances da Marquesa de Santos que transcorreram nos tempos do Brasil Imperial; a imigração espanhola e árabe, ocorrida no fim do século XIX e início do século XX, onde muitos exilados vinham trabalhar na indústria ou na lavoura. Resgatam histórias do início do povoamento com o capitão Baltazar Fernandes, do tropeirismo, com a tropa solta ou xucra, que era levada do Rio Grande do Sul a Sorocaba para a Feira de Muares, tornando-se sede e eixo geo-econômico entre as regiões Norte e Sul do Brasil. Lembranças dos passeios nos bondes que percorriam a pequena cidade e o comércio com armazéns centralizados das décadas de 50 e 60.

Contos e poemas que homenageiam pessoas que fizeram e fazem a diferença nesta cidade, que revelam amores, recordações daquelas que não nasceram aqui, mas que vieram ainda muito pequenas e se encantaram com a cidade.

Esta coletânea é oferecida como presente a cada sorocabano nato ou de coração, é o resgate particular de cada participante e um presente a Sorocaba que é merecedora desse projeto cultural tão grandioso.


Informações:

Organizadoras: Cintian Moraes e Sonia Maria Grando Orsiolli

Capa: Sonia Maria Grando Orsiolli

Fotos: Maria Regina Adriano

Formato: 21,5 x 15,5 cm

Páginas: 175p.

Valor: R$ 25,00

ISBN – 978-85-7464-562-9

Contato com a Comissão Organizadora

Tel.: (15) 3228.6209 – 8119.2476



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua atenção.
Bastante proteção em seus caminhos.
Sucesso sempre.
Helen De Rose

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...