2025 - Simbologias



O ano de 2025 (365 dias) será regido pelo Planeta Júpiter, segundo a Estrela dos Magos. 

Júpiter é um planeta masculino, expansivo, idealista, benévolo, magnânimo, exuberante e autoritário. Ele prioriza os valores da ética, da religião e da sabedoria intuitiva. É o planeta da justiça. Domina o estudo superior, as universidades, a cultura, as igrejas , as religiões, as filosofias e todas as instituições de cunho intelectual e espiritual, que deem ao homem uma visão ampla da natureza humana e do mundo. Ele também está associado a todas as formas de riqueza, seja em termos financeiros e materiais, seja em termos culturais e educacionais. Ele também rege os esportes, inclusive hipismo, e toda atividade que envolve movimentação e que tenha um espírito competitivo e alegre. Rege o gosto pela comida, a gastronomia e por isto temos que tomar cuidado com o vício da gula. Os grandes restaurantes, os hotéis, os palácios, os museus e os lugares públicos luxuosos são regidos por este planeta.

Mas, se estiver mal posicionado com relação aos outros planetas, Júpiter faz com que essas qualidades fiquem distorcidas. Em vez de religiosidade, surge a superstição e o fanatismo; a justiça cede lugar à arbitrariedade; a benevolência tem origem na vaidade, no domínio sobre o outro e no interesse em esconder as próprias falhas; a simpatia é hipócrita; a compreensão torna-se autoindulgência e a liberdade passa a ser negligência; a verdadeira dignidade acaba sendo apenas um cerimonial vazio; a moral torna-se moralismo; e a capacidade de liderança transforma a pessoa em carrasco. No nível físico, os excessos produzem tendência a engordar, artrite, pressão alta e problemas derivados de um sangue de baixa qualidade produzindo erupções, furúnculos e problemas hepáticos. 

De acordo com a Astrologia, o planeta astrológico Júpiter é constituído pelas qualidades primitivas. Quente e seco, numa proporção harmoniosa. A qualidade quente predomina sobre o seco, o que o coloca nos domínios do elemento Fogo e faz dele um planeta benéfico e criativo, em sua atuação na carta astrológica.

Na Mitologia, representado por um homem grande e forte, com aspecto majestoso e imponente, Júpiter é adorado pelos homens e deuses, sendo doce e terno mas ao mesmo tempo terrível e cruel. Senhor dos trovões e das tempestades, seus instrumentos são os raios, o cetro e a águia. Júpiter favorece todos os assuntos relativos ao estrangeiro e às viagens, bem como a ampliação de nossos conhecimentos e fortuna em todos os sentidos. 

Nossa energia pessoal segundo Júpiter:

Em geral: expansão e benevolência são suas palavras-chave. É o desenvolvimento e a expansão dos valores humanos, morais, éticos e religiosos; o impulso para a busca  da verdade, do bom e do belo. Dá-nos um sentido de justiça, de leis e de normas, representando também a vontade de unir-se a algo maior que o próprio Eu, simbolizando a necessidade de certeza e confiança na vida e em sim mesmo.

Em equilíbrio: Fé, confiança num poder superior, bondade, abundância.

Em Excesso: Confiança exagerada, dispersão de energia, irresponsabilidade, desperdício... prometer demais, ambição demais...

Em falta: Desconfiança, incredulidade.

Correspondências de Júpiter:

Principal atributo: olfato

Virtude: justiça

Vício: gula

Dia da semana: quinta-feira

Arcanjo: Uriel

Ordem angélica: Dominações

Raios Ascensionados: 6 Graça (rubi dourado) e 9 Harmonia (magenta) 

Pedras: safira, berilo, jaspe, ametista, turquesa

Metal: estanho

Cor: azul (todos os tons), púrpura e violeta

Signos: Sagitário e Peixes

Afinidades: a nobreza, o fogo, os bem de valor, a cultura e a riqueza.

Natureza: quente, seca, masculina, expansiva, benéfica, idealista e generosa.

Animais: elefante, cervo, cavalo, águia e todos os animais de porte grande e elegante.

Plantas: cedro, mirra, jasmim, cana-de-açúcar, cravo-da-índia, melissa.

Perfume: jasmim

Partes do corpo: musculatura em geral, músculos e ossos das coxas e do quadril; fígado e pâncreas. 

Funções psíquicas: intuição e percepção sensorial

Deus na mitologia: Zeus, "pai dos deuses e dos homens", deus dos céus e dos trovões.

Elemento: Fogo

Números:  7 e 9

Flores: violeta e amor-perfeito

Talismã: figa ou olho de Hórus

Bichos da sorte: gato e águia

Verbo: "Eu vejo" - "Eu acredito"

Frase: "Eu manifesto a sabedoria interior e vejo o supremo nas coisas simples".

Missão: sua missão é transmutar e impulsionar.

No tarô: Júpiter é o planeta do Arcano X "A Roda da Fortuna", seu título esotérico é "O Senhor das Forças da Vida". Júpiter é conhecido desde a antiguidade como "o Grande Benéfico".  O Júpiter celta tem como principal atributo uma roda. Em seu aspecto mais elevado, este planeta representa a expansão do conhecimento e a procura espiritual. Encarna o fator desconhecido, incalculável, inerente a qualquer fenômeno. Sendo um planeta masculino, podemos ver nele o pai que estimula o crescimento, enquanto o Sol é o pai que dá vida e Saturno o que limita e disciplina. A energia que faz melhorar nossas vidas quantitativa e qualitativamente é de natureza jupiteriana. É o fator essencial do otimismo e do entusiasmo que nos induz a levar a vida com mais generosidade, amplitude e profundidade. O Arcano X representa a criação universal, o movimento da vida, onde num momento estamos no topo, noutro na base, num ciclo completo e o retorno à unidade, à criação e ao movimento.

Letra hebraica: 'Kaph' atribuída a fortuna. Significa "a palma da mão", onde tradicionalmente os ciganos leem a fortuna, e também "mão fechada" ou "punho", que simbolicamente representa o ato de agarrar alguma coisa. Trata-se de uma letra dupla, masculina e azul, cujo valor numérico é 20. Corresponde ao som Kh e à letra Ch.

Caminho Cabalístico: O vigésimo primeiro caminho de Kaph une e equilibra Netzach, ou Nezah (a Vitória), que representa a Natureza do desejo, com Chesed (a Misericórdia), entre cujos atributos está a memória. Conecta a personalidade com o Ser Superior. As emoções mais espiritualizadas de Netzach conduzem o caminhante até às imagens abstratas de Chesed. É o caminho que recompensa aqueles que procuram e está diretamente conectado tanto com a pobreza como com a riqueza, dependendo exclusivamente da pessoa que está procurando. " O vigésimo primeiro caminho é o da Consciência Desejada e Procurada e é assim chamado porque recebe o influxo divino para outorgar sua benção a tudo o que existe".

Simpatia para o Ano Regido por Júpiter

Utilize os simbolismos de Júpiter para decorar o ambiente da sua casa ou do trabalho: cores, flores, perfumes, pedras, roupa, joias etc. Entre nesta vibração positiva. 

Na quinta-feira, pegue um papel em branco e faça 7 pedidos, segundo suas prioridades, para o Arcanjo Uriel ("Fogo de Deus").

Coloque este papel na sua carteira, bem dobrado, perto do seu documento de identidade. Faça essa oração diante de um copo d’água filtrado, ao término da oração, tome toda a água.

"Salve, Arcanjo Uriel, a chama de Divina está contigo! 

Peço que leve meus pedidos ao Criador. 

Que esta chama simbolize minha fé, diante 

da sua presença idealizadora, que eu tenha 

bastante equilíbrio e sabedoria para 

vivenciar mais este ano com alegria e entusiasmo. 

Que nesta água sejam colocados 

os elementos e fluídos etéreos 

que eu possa carecer para o bem 

de minha saúde física, mental e espiritual. 

Assim seja, Amém." 

Ano Novo! Vida Nova!


Pesquisa: Almanaque Pensamento, Tarô - Veet Pramad, Astrologia - Maria Eugênia de Castro.


Comentários